Resenha - Livro "Jogos Vorazes" -Suzanne Collins

Sinopse:

Jogos Vorazes acontece em um período não identificado do futuro, em uma nação conhecida como Panem, isso tudo após a destruição da América do Norte. Panem consiste em um rico distrito, o Capitol, e ao redor desse há outros doze distritos mais pobres.

Como castigo por uma rebelião anterior contra o Capitol, a cada ano um menino e uma menina de cada distrito, com idades entre doze e dezoito anos, são selecionados por sorteio e forçados a participar dos Jogos Vorazes, um evento televisionado onde os participantes, ou “tributos”, devem lutar até a morte em um arena ao ar livre, até que apenas um permaneça.

A história segue a vida de Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que se voluntaria a jogar o 74º Jogo no lugar de sua irmã mais nova, Prim, quando essa foi escolhida para participar dos Jogos. O rapaz Peeta Mellark também foi escolhido para participar, sendo este do mesmo distrito que Katniss, ele já salvou a vida dela dando o próprio pão, quando a família de Katniss estava passando fome.Fonte:Skoob
Gente eu nem sei por onde começar essa resenha , por mais que eu estivesse ansiosa para escrevê-la desde do meio do livro , eu juro que agora é um pouco difícil , porque eu ainda estou abalada com a leitura.
E é a partir daí que eu começo essa resenha , dizendo como esse livro me abalou , me envolveu , me fez chorar , rir e torcer que nem uma doida , como se eu estivesse assistindo a um filme de ação muito bom e envolvente,daqueles que te prendem do início ao fim, pois é isso que acontece ou pelo menos vai acontecer com a maioria das pessoas que lerem esse livro : elas vão ficar presas até a última página ,podem ter a absoluta certeza disso.
Eu confesso que eu relutei um pouco em ler esse livro , mesmo com vários blogs indicando que ele era bom , mesmo tendo lido várias resenhas que o descreviam como o melhor do ano de 2010 (ano o qual ele foi lançado), mesmo com tudo isso eu o deixei de lado desde que eu o comprei (no final do ano passado) e eu nunca tive pressa em lê-lo , agora  eu simplesmente não consigo entender como eu pude demorar tanto para ler um livro como esse . Eu acho que o que me afastava é que  mesmo com todas as informações sobre o livro , eu ainda não estava certa de como ele era , de como era sua história , eu não tinha certeza se iria gostar , afinal a capa preta e a sinopse descrevendo  um jogo mortal me davam uma certa aflição.
Porém por obra do destino ontem eu resolvi pegar esse livro para ler , afinal ele é relativamente pequeno então eu imaginei que no final de semana eu iria conseguir terminar de le-lô sem muita complicação.O que eu definitivamente não esperava era que eu o leria em um dia e meio, porque eu assim como muita gente que leu não consegui largar o livro.É uma história de ficção , numa realidade bem diferente da nossa , mas foi muito bem escrita e desenvolvida ,a autora foi muito criativa ou seja a historia me prendia , os personagens me prendiam , o que eles iam fazer ou deixar de fazer me interessava.
Por falar neles eu gostei muito da personagem principal a Katniss , ela não é uma personagem melosa , parada ,romântica demais , ao mesmo tempo que ela não é aquela personagem durona , casca dura , que enfrenta qualquer perigo sem hesitar , ela é em sua base uma pessoa normal ,realista, que se tornou o que é devido a vida que lhe foi imposta , então devido as condições precárias em que ela viveu ,ela teve que se virar para sobreviver e fazer sobreviver a sua família e os meios que ela tinha de fazer isso podem tê-la deixado um pouco rebelde , fechada ,prática mas mesmo assim ela mateve seu lado amoroso , carinhoso , mesmo que fosse só para a irmã.Ou seja ela não é nenhuma dessas personagens extremistas em que ou se é boa demais ou brava demais (essas das quais os autores adoram fazer de personagens principais) , enfim ela é realista , verdadeira e por isso a narrativa em primeira pessoa flui tão bem porque os pensamentos dela não são chatos e melosos , até porque a história não permite isso .
O que acontece nesse livro é que a narrativa flui bem porque a história é muito bem feita , mas a história fica bem construída porque a narrativa é envolvente ou seja elas se completam ao meu ver e transformam este livro no Livro.
Eu sei que eu só falei da Katniss , mas eu devo ressaltar que eu me encantei por outros personagens como o Gale,a Prim ,a Rue e claro o Peeta , mas eu acho que se eu falar deles , eu posso acabar soltando alguma informação e não é isso que eu quero.
O que eu quero é que vocês leiam esse livro ,comprem esse livro , enfim aproveitem essa maravilhosa obra que a Suzanne nos proporcionou , uma obra bem feita , inovadora e cá entre nós cheia cheia de reviravoltas surpreendentes ,então para quem está preparado (e até para quem não está ) que os Jogos Vorazes comecem!!!!!!!!!
Beijos e até a próxima.=D

Comentários

  1. Estou super ansioso para ler esse livro, até hoje não li nenhuma crítica negativa, parece ser realmente bom!

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  2. Clara eu NECESSITO ler esse livro *-*
    Não li nenhuma resenha que fale mal ou um pouco mal dele, todas as pessoas que o lêem, AMAM o livro!!

    Assim que der vou comprá-lo ;D

    Beeeijo
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha me deixou sem fôlego! Fiquei morrendo de vontade de ler!

    ResponderExcluir
  4. Está aí, eu preservava as mesmas dúvidas que você, mas pelo visto, vale super à pena!
    Agora o jeito é arrumar grana para comprar, rs.
    Bjinhos, Clara.
    Nanda
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, da primeira vez que vi a capa e o nome desse livro não tive vontade de ler. Depois de ler resenhas percebi que esse livro é realmente bom e agora estou louca para tê-lo. rsrs
    Sua resenha está ótima!
    Parabéns pelo blog.

    Bjss*
    livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah flor, adorei a sua resenha!
    Confesso também que não tinhas muitas pretensões em ler esse livro. Mas depois da sua opinião vou arriscar!

    HAHA!
    Beijos,
    Fêh - portrasdasletras.net

    ResponderExcluir
  7. Oi Gente , muito obrigada por comentarem na resenha , isso me deixa muito feliz .beijos para todos =D

    ResponderExcluir
  8. Hey, Clara!

    Menina, eu tô doida pra ler esse livro!
    Apesar de tê-lo aqui, ainda não tive a chance de ler. Mas pretendo ler em breve.

    Muito obrigada pela visita, viu?
    Já estou te seguindo.

    Beijo grande e ótimo fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  9. Oi Clara,
    Ai mulher tu me deixou ansiosa aqui ehehhe...to louca para comprar esse livro acho que vou curtir muito só que ele andava tão caro nos últimos meses que to esperando baixar um pouco o preço mas certo que quero comprar ele.Ah ele e de uma série você sabia??? Hum lá vamos nós gastar com livros novamente....eheeheh...Adorei sua resenha.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro O milagre - Nicholas Sparks (True Believer)

Resenha - Nunca Desista Dos Seus Sonhos - Augusto Cury

Resenha - Uma manhã na África - Mary Pope Osborne