10 de abr de 2011

Resenha - Julieta - Anne Fortier

Sinopse


"Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. 
O diárioconta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias. E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo. Instigante, repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta – livro de estreia de Anne Fortier – nos leva a uma deliciosa viagem a duas Sienas: a de 1340 e a d
e hoje. É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou os séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor."
Gente que livro , que história , que tudo ... =D eu não sei nem por onde começar primeiro porque a história é bem grande (olhem a sinopse) e segundo porque eu não sei se terei capacidade para expressar tudo o que esse livro me passou.
A história gira em torno de Julie Jacobs,uma americana (que nasceu na Itália) de 25 anos  , inteligente , que não liga para a aparência e que é totalmente apaixonada e viciada nas obras de Shakespeare .
Ela cresceu com a tia-avó Rose , a irmã gêmea Janice (que faz tudo para deixá-la mal ) e o mordomo Umberto.Ela não cresceu com os pais porque eles morreram quando ela era bem nova (ela tinha 3 anos ) num acidente de carro na Itália mas a tia fez de tudo para ficar com a guarda delas e fazer com que elas ficassem bem longe do país onde nasceram .E foi isso que aconteceu  ,elas cresceram nos EUA e quase se esqueceram de suas origens.
A história tem início quando a sua tia morre e deixa tudo (casa e etc) apenas para sua irmã Janice , deixando ela sem dinheiro , sem nada (e isso a deixa revoltada não pela questão do dinheitro - apesar dela ter algumas dívidas - mas porque foi ela que sempre deu mais carinho à tia e tal , então esse testamento é bem injusto segundo a sua visão) na verdade a tia deixa uma coisa para ela , uma carta.
Nessa carta a tia explica que deixou tudo para Janice porque Julie teria um tesouro deixado pela mãe lá na Itália , então a tia achou certo tentar igualar um pouco as heranças.A tia também informa que Julie tinha recebido outro nome e sobrenome de batismo e que ela os havia mudado para Julie Jacobs para que assim ninguém questionasse a guarda que ela possuia das sobrinhas.
O nome dela era então Giulietta Tolomei .
Ela fica muito confusa com essas informções e até pensa na possibilidade de ir para  a Itália , mas ela lembra que não pode pois numa viagem que fez com 18 anos para lá , ela se envolveu numa confusão e acabou sendo expulsa , ou seja , ela não pode para lá retornar.Mas Umberto (que está a par de tudo pois ela conta tudo a ele ) comenta que Julie não poderia voltar mas Giulietta sim.Achando que não tem nada a perder e só a ganhar indo lá , Julie viaja para o país que vai mudar totalmente a sua vida.
A partir desse ponto eu não posso contar mais nada porque é aí que tudo começa .
Um detalhe que eu achei muito interessante do livro é que em determinado momento os capítulos do livro se alternam em passado e presente , sendo que a história do passado nos conta a verdadeira história de Romeu e Julieta (sendo que ela tem muitas diferenças com as quais nós conhecemos)  e a do presente nos mostra Julie na Itália tentando desdendar os mistérios que a cerca , fugir de alguns perseguidores , se aproximando dos familiares e o principal tentando entender se ela e a Giulietta do passado tem alguma ligação e se tem ,que consequências isso irá trazer.
Um ponto negativo que eu destaco é que o livro possui descrições de situações e casos enormes , o que pode cansar um pouco e deixar a leitura lenta , mas não é nada que tire o brilho do livro.
Um "obs" que eu faço é que essa verdadeira história de Romeu e Julieta eu não sei se é a correta ou é mais correta que a de Shakespeare , o que eu sei é que ela é linda , com frases maravilhosas e momentos que nos fazem suspirar =)
Esse é um livro que simplesmente nos encanta , nos deixa apaixonados pela história , pelos personagens , nos deixa curiosas , nos deixam agoniados e claro nos deixam de boca aberta com as muitas reviravoltas da história.
Espero que todooos que puderem leiam esse livro , afinal para os que gostam de romance , que livro melhor do que aquele que fala sobre o maior e mais famoso romance do mundo??!!
Indico à todos .
Beijos e até a próxima.
   

8 comentários:

  1. Os romances à la Romeu e Julieta são sempre oportunos, especialmente quando a história traça esse paralelo do passado com o presente. Adoro a presença história em obras.
    De acordo com a sua resenha, parece ser um bom livro, um romance gostoso de se acompanhar, ainda mais tratando-se do clássico dos clássicos. Até gosto de Romeu e Julieta, mas acredita que não sou muito fã das obras de Shakespeare? Não consigo gostar, não tem jeito...
    Quero ler Julieta!

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. *--------*
    Sou louca para ler esse livro!!
    A cada nova resenha lida, minha vontade aumenta muuito maaais!! hehehe


    Adorei a resenha!!

    Beeijocas
    Rapha- Doce Encanto

    ResponderExcluir
  3. Hum... Portanto que não tenha final triste eu leio. Sou uma esponja sentimental, fico totalmente deprê com tragédias. Pelo seu ,o livro deve ser muito bom. Já marquei na minha lista de futuras leituras.

    Bjs
    Nanda Meireles Blog

    ResponderExcluir
  4. Nossa, QUE história! Fiquei até curiosa pra ler, principalmente porque envolve a Itália, paraíso dos romances mais lindos! *o*
    Já to me derretendo antes de ler o livro! Hahaha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha!Me deu ainda mais vontade de ler a história, não ando com muita vontade de ler romance, mas esse livro sustenta-se bastante em mistério e aventura também. kisses ^_^

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e pela sua resenha que tá ótima fiquei com muita vontade de ler. Vai pra lista!
    =**

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler esse livro!
    Deve ser mesmo maravilhoso!
    Acho que é a primeira vez que visito seu cantinho! Estou seguindo!
    Também amo ler e tenho um blog literário!
    Passa lá depois!

    Bjus,
    Náh
    http://www.lerdormircomer.blogspot.com/
    @lerdormircomer

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar no livro mas nunca tinha me interessado por ele. Mas agora com a sua resenha fiquei doida para lê-lo

    Bjs, Bianca
    frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir