18 de mai de 2011

Resenha - Maze Runner /Correr ou Morrer - James Dashner

Sinopse:
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 
Gente , eu sinceramente não sei se terei capacidade para fazer uma resenha que transmita toda a emoção que eu senti ao ler esse livro , mas se fosse para eu descrevê-lo em uma palavra , seria SINISTRO.
Esse é o tipo de livro onde quanto mais você lê ,mais você acha que está "perdido" na história , pois a cada capítulo surge um novo mistério ou uma nova revelação supreendente , ou seja , quando a gente começa a achar que já desvendou o mistério...pronto , vem outro capítulo mostrando que a gente não sabe de nada.
O livro começa com Thomas , um garoto de 17 anos acordando dentro de uma caixa escura - onde ele não enxerga nada - que ele apenas sabe que ela está em movimento .Ainda na caixa ele se dá conta que não se lembra de nada da sua vida , nem onde está e muito menos quem é , a única coisa que ele sabe é que se chama Thomas.
Assim que a caixa pára ,e as portas se abrem ele se ve diante de vários garotos - alguns com mais e outros com menos idade que ele , mas todos jovens - que logo começam a falar , mas como ele está muito atordoado pela situação e também pelo fato dos garotos falarem algumas palavras estranhas para ele , como mértila , plong , trolho e etc ele não presta muita atenção.
Thomas logo vai descobrir que ele não está em nenhum paraíso e muito menos está sonhando , ele apenas está num lugar estranho , com outros garotos que assim como ele não se lembram de nada das suas vidas anteriores.Ele também vai descobrir que se ele quiser ficar bem é melhor ele ficar na dele , sem falar muito e claro seguir as regras.
Claro que nem tudo é ruim e uma das coisas boas que acontece com Thomas é o fato dele conhecer Chuck - um garoto novo e falador - que vai se mostrar nas situações mais dificeis ,uma pessoa especial e um verdadeiro amigo. (Chuck foi um dos personagens que eu mais gostei =D )
O autor merece parabéns pela história muito criativa - claro - mas principalmente pela narrativa que é muito envolvente e que em muitos momentos nos deixa agoniados com as situações nada agradáveis pelas quais os garotos passam.
Eu comprei esse livro porque simplesmente todos os blogs que fizeram resenha dele , sempre davam nota máxima , dizendo que esse livro era maravilhoso , muito bom enfim..mas eu confesso que nos primeiros 17 capítulos - são 62 no total , o livro é bem grandinho mesmo - eu não fiquei nada empolgada e até o achei chato , ou seja as primeiras 100 páginas eu demorei umas 2 semanas para ler , mas assim que eu passei do capítulo 18 , o livro deu uma guinada e ficou viciante , então as outras 300 e tantas páginas eu li em 2 dias =D e com um final que ao mesmo tempo me deixou triste , alegre , esperançosa ,angustiada e chocada esse livro terminou me deixando com a boca aberta e com a grande necessidade de ler a continuação.
E é por tudo isso e mais um pouco que eu super indico esse livro à todos que amam uma ficção , uma aventura , um mistério e muitas reviravoltas .Dizem que esse livro lembra a série Lost , eu acrescento dizendo que ele é Lost + o filme Jogos Mortais . =X 
Beeijos e até breve!

10 comentários:

  1. Em duas semanas lendo esse livro, mal cheguei na página 70, acabei deixando para depois HAHAHAHAHA Agora essa sua resneha até me empolgou, em breve darei uma segunda chance pra ele :p

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Até agora to gostando sim, muito tranquilinho de ler!

    ResponderExcluir
  3. Ihhhh, não gosto de Lost, muito menos de Jogos Mortais.
    Bem, mas tenho esse livro aqui em casa e vou dar uma chance a ele mesmo assim!!!

    Otima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai caramba, eu sempre fui louca para comprar esse livro, mas as lojas nunca fazem uma promoção boa nele, está sempre com um preço salgado =/ Aí vou adiando, adiando... e não compro.

    Adorei a resenha. Entendo que às vezes alguns livros no início demoram mesmo a nos empolgar, mas pelo menos sabemos que esse não deixa a desejar rs

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  5. Clara,
    Fiquei interessada pelo livro, com tantos comentários bons e a história que parece ser, assim digamos, um suspense, creio eu.
    Mas depois dessa história de Lost mais Jogos Mortais... Fiquei receosa heueihiuehieuhe
    Quem sabe, né?
    Gostei da resenha e espero poder conhecer mais desse livro em breve.

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  6. Anaa não fica receosa não ..esse livro é muito bom ..não desista de ler pelo que eu falei =D
    Beeijos e obrigada à todos que comentaram !

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã tem esse livro! Mas nunca tive a curiosidade de ler. Ano passado na Bienal do Livro (SP) fizeram um túnel meio q assustador para as pessoas correrem (eu não fui, morro de medo). Mas achei bem legal a forma de promover o livro. E agora com a resenha dá pra perceber que o livro tem um ritmo bem legal e cheio de mistérios... Gostei.. vou pedir emprestado.


    Bjs
    Melissa
    espacoeditorial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro realmente é excelente, li ele a algum tempo e sem dúvida está entre as melhores leituras do ano. E o final é um caso a parte, deveriam proibir finais como aquele, o leitor fica como, estou ansioso pela continuação.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  9. Não havia ainda ouvido falar desse livro, mas depois da sua resenha fiquei com vontade de ler. Parece ser muito bom.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é otimo , super recomendo , com suspense , aventura , misterio e com um toque de romance .. correr ou morrer/ maze runner , é daqueles livros q depois d ler o primeiro capitulo nao se quer parar mais .

    nao sei , ele é realmente bom , na minha opniao , e um dos meus livros preferidos
    =]

    ResponderExcluir